quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como posso explicar o conceito da Bíblia sobre a homossexualidade?





Como posso explicar o conceito da Bíblia sobre a homossexualidade?




Vídeo em Libras:





Numa cerimônia de premiação, a plateia foi ao delírio quando duas atrizes famosas se cumprimentaram com um beijo apaixonado! Os observadores inicialmente ficaram chocados, mas depois aplaudiram em apoio. Os gays consideraram isso uma vitória. Para outras pessoas, não passou de um golpe publicitário. De qualquer forma, nos dias seguintes, a cena do beijo apareceu repetidas vezes nos telejornais e foi vista por milhões de pessoas na internet.
CONFORME mostra o episódio acima, uma das coisas que mais causa alvoroço na mídia é quando celebridades dizem abertamente que são gays, lésbicas ou bissexuais. Algumas pessoas as elogiam por sua coragem; outras as condenam por sua vida imoral. Entre os dois extremos, estão aquelas que consideram a homossexualidade como apenas um estilo alternativo de vida. “Quando eu estava na escola”, disse Daniel, de 21 anos, “se você não fosse a favor da homossexualidade, era chamado de preconceituoso mesmo por alunos que não eram gays”. *
Conceitos sobre a homossexualidade variam de uma geração para outra e de um país para outro. Mas os cristãos não são “levados para cá e para lá por todo vento de ensino”. (Efésios 4:14) O conceito deles se baseia na Bíblia.
Mas qual é o conceito da Bíblia? Se você segue os princípios de moral da Bíblia, o que vai dizer aos que acham que você é preconceituoso ou até mesmo odeia os homossexuais? Analise as seguintes perguntas e as possíveis respostas.

O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade?

Ela deixa claro que Deus criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher, e apenas se forem casados. (Gênesis 1:27, 28;Levítico 18:22; Provérbios 5:18, 19) A Bíblia condena a fornicação,quer entre pessoas do mesmo sexo quer entre pessoas de sexos diferentes. * — Gálatas 5:19-21.
Se alguém perguntar: “O que você acha da homossexualidade?”
Você pode responder: “Eu não odeio os homossexuais, mas não apoio o que eles fazem.”
✔ Lembre-se: Se você segue os princípios de moral da Bíblia, entãoesse é seu estilo de  vida, e você tem o direito de segui-lo. (Josué 24:15) Não tenha vergonha do seu conceito. — Salmo 119:46.

Não é dever dos cristãos tratar todas as pessoas com respeito, não importa a orientação sexual delas?

Claro que sim. A Bíblia diz: “Honrai a homens de toda sorte”, ou, como diz a Bíblia Fácil de Ler: “Respeitem todas as pessoas.” (1 Pedro 2:17) Assim, os cristãos não são homofóbicos, ou seja, não odeiam os homossexuais. Eles são bondosos com todas as pessoas, incluindo osgays. — Mateus 7:12.
Se alguém perguntar: “Você não acha que sua opinião sobre a homossexualidade incentiva o preconceito contra os gays?”
Você pode responder: “De forma alguma. Eu rejeito a condutahomossexual, não as pessoas homossexuais.”
✔ Você pode dizer também: “Por exemplo, eu decidi não fumar. Na verdade, tenho nojo só de pensar em fazer isso. Mas suponhamos que você fume e pense diferente de mim. Eu não teria nenhum preconceito contra você por causa da sua opinião, e tenho certeza que você não teria nenhum preconceito contra mim por causa da minha opinião — não é verdade? O mesmo se aplica à nossa diferença de opinião sobre a homossexualidade.”

Jesus não pregava a tolerância? Então você não acha que os cristãos deveriam tolerar a homossexualidade?

Jesus não incentivou seus seguidores a aceitar todo e qualquer estilo de vida. Na realidade, ele ensinou que o caminho para a salvação está aberto para “todo aquele que nele exercer fé”. (João 3:16) Um modo de exercer fé em Jesus é seguir os princípios de moral de Deus, que proíbem certos tipos de conduta — incluindo a homossexualidade. — Romanos 1:26, 27.
Quando se trata da opinião da maioria, os cristãos têm a coragem de não seguir a multidão
Se alguém disser: “Os homossexuais não conseguem mudar; eles nasceram assim.”
Você pode responder: “A Bíblia não fala dos fatores biológicos envolvidos na homossexualidade, embora reconheça que algumas tendências sejam bem fortes. (2 Coríntios 10:4, 5) Mesmo que alguns sintam certa atração por pessoas do mesmo sexo, a Bíblia diz que os cristãos devem rejeitar atos homossexuais.”
✔ Sugestão: Em vez de se envolver num debate sobre as causas dosdesejos homossexuais, enfatize que a Bíblia proíbe a condutahomossexual. Você poderia fazer a seguinte comparação: “Muitos alegam que um comportamento violento pode ter uma causa genética e, por isso, algumas pessoas são predispostas à violência. (Provérbios 29:22) E se isso for verdade? Você talvez saiba que a Bíblia condena acessos de ira. (Salmo 37:8; Efésios 4:31) Então, será que ela está errada só porque alguns têm a inclinação de ser violentos?”




Como Deus pode exigir que alguém que sente atração por pessoas do mesmo sexo evite a homossexualidade? Isso parece cruel.

Esse raciocínio se baseia na ideia equivocada de que os humanosdevem agir de acordo com seus impulsos sexuais. A Bíblia dignifica os humanos por garantir que eles podem escolher não agir segundo seus desejos sexuais impróprios, se realmente quiserem. — Colossenses 3:5.
Se alguém disser: “Mesmo não sendo gay, você deveria mudar seu conceito sobre a homossexualidade.”
Você pode responder: “Imagine que eu não aprovo apostar dinheiro, mas você aprova.  Faria sentido você insistir que eu mudasse minha opinião, só porque milhões de pessoas fazem apostas?”
✔ Lembre-se: A maioria das pessoas (incluindo os homossexuais) segue algum tipo de código de ética. Isso as faz odiar certas coisas — como fraude, injustiça ou guerras. A Bíblia proíbe essas coisas, mas também condena alguns tipos de conduta sexual, incluindo a homossexualidade. — 1 Coríntios 6:9-11.
A Bíblia não exige demais de nós e não promove o preconceito. Ela apenas orienta aqueles que sentem atração pelo mesmo sexo que façam a mesma coisa que é exigida dos que sentem atração pelo sexo oposto: ‘fugir da fornicação’. — 1 Coríntios 6:18.
A verdade é que milhões de heterossexuais que querem seguir os padrões da Bíblia exercem autodomínio apesar de quaisquer tentações que talvez enfrentem. Isso inclui muitos que são solteiros com poucas chances de se casar e muitos que são casados com alguém deficiente impossibilitado de realizar suas funções sexuais. Eles levam uma vida feliz mesmo sem satisfazer seus desejos sexuais. Aqueles que têm inclinações homossexuais podem fazer o mesmo se quiserem realmente agradar a Deus. — Deuteronômio 30:19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário